teleférico em Santiago
Dicas de Viagem

6 coisas que aprendemos na nossa primeira semana no Chile

Coisas que já aprendemos nesta primeira semana em que estamos no Chile:

1. Se você espirrar no Chile, ninguém vai te desejar o popular ‘saúde!’. Aqui, dizer alguma coisa após o espirro é considerado um mau presságio, uma forma de atrair coisas ruins.

2. Se você chegar para almoçar na casa de alguém ao meio dia, provavelmente essa pessoa dirá que você está muito adiantado. Almoço, aqui, é por volta das 13h30min, ou até mais tarde.

3. Se você estiver conversando com alguém em espanhol e essa pessoa te disser ‘Un rato por favor’, ela não quer dizer que você deve lhe dar, literalmente, um animal. A expressão significa ‘Espera um pouco’. ‘Un ratito por favor’, quer dizer ‘Espera um pouquinho’.

4. Se um chileno te disser que possui um ‘novío’ ou uma ‘novía’, quer dizer que possui um namorado ou namorada. Por aqui, não existe uma palavra para definir o compromisso antes do casamento.

5. Os chilenos não conhecem o nosso chimarrão gaúcho, mas sorvem a erva-mate no mesmo estilo dos uruguaios e argentinos. O mate é feito em uma cuia menor e sem o nosso popular ‘morro’ sobre a bebida.

6. Se você ligar o rádio em uma estação chilena, não se surpreenda se ouvir Roberto Carlos e Só para Contrariar. Os músicos brasileiros fazem muito sucesso por aqui com suas gravações em espanhol.