Lago com montanhas
Vida Nômade

A vida não precisa ser difícil: o que aprendemos sobre abundância durante nosso ano na estrada

Muitas vezes, conversando com as pessoas sobre nosso primeiro ano de viagens, elas nos perguntam, com um tom de quem pretende enobrecer a nossa experiência: ‘Mas me conta: Isso não foi fácil, não é? Teve muitos momentos em que vocês passaram trabalho e dificuldade, não foi?’. Nessas ocasiões, com uma certa timidez, costumamos responder: ‘Na verdade, foi bem fácil sim. Só coisas boas aconteceram para a gente’.

Esse diálogo ilustra bem um dos ensinamentos mais valiosos que ‘caiu no nosso colo’ nesta viagem, e que com certeza mudará para sempre a forma como nos relacionamos com a vida:

A abundância é simples de ser obtida.

Vamos explicar: A nossa cultura costuma nos fazer acreditar que a vida precisa ser difícil. Que não existe glória sem suor e sangue, e que sofrimento faz parte da caminhada para se alcançar qualquer objetivo. Assim, mantemos discursos como: ‘Você não sabe como foi difícil, mas eu cheguei até aqui’; ‘Foram muitas noites em claro, muita preocupação, mas eu consegui’; ‘Nós brigamos muito, sofremos muito, mas no final, permanecemos unidos’. É como se conquistas só pudessem ser legítimas, se a caminhada for repleta de dificuldades.

Aí é onde entra o que aprendemos:

Segundo diversas correntes de pensamento, a abundância é um recurso acessível para todos. Dentro de cada um de nós, existe uma fonte inesgotável com tudo aquilo que queremos para a nossa vida: saúde, amor, amigos, conforto, vida próspera… Tudo está ali guardadinho, esperando ser colocado para fora com apenas um chamado.

O caminho para isso pode ser diferente para cada pessoa: Pode ser com meditação, com mentalizações, com a repetição de mantras, com orações, e principalmente, com a mudança do padrão de pensamento no dia a dia.

Quer que uma coisa aconteça na sua vida? Haja como um campeão. Você já tem o que deseja, ela já está acontecendo, você já está pleno e realizado, usufruindo daquilo que você quer. Você enxerga o caminho que precisa ser trilhado, e nesse caminho só coisas boas vão acontecer.

Isso não significa, claro, que você vai ficar sentado, pensando, e de repente o que você quer, vai se materializar na sua frente (não é impossível, mas isso já é papo para outro post). Você ainda vai ter que viver a vida real, trabalhar, estudar, fazer um planejamento, mas nesse processo, o fardo a ser carregado se torna mais simples. O caminho se torna mais curto e leve para ser trilhado. Quando realmente acreditamos que o que queremos está dentro de nós, tudo fica mais fácil, porque afinal, o que pode estar mais perto da gente, do que o nosso interior?

Acha que nosso ‘papo de doido’ pode fazer sentido? Uma forma simples de começar é pensar, sempre que tiver oportunidade, o seguinte mantra:

“Eu crio a minha própria abundância de uma fonte infinita, e essa fonte é acessada facilmente dentro de mim.”

Quer seguir tentando? No YouTube, você encontra uma série chamada ’21 dias de abundância com Deepak Chopra’. Mais um pouco? O livro ‘O Segredo’ vai te trazer muitos desses conceitos. Chegou até aqui? Então a abundância vai se encarregar de oferecer mais e mais.

Um super obrigada para a nossa fada madrinha Sâmara Irumé, que foi quem nos deu a oportunidade de aprender mais sobre a lógica da abundância, e que tem nos feito companhia nesta caminhada de crescimento.

***

Saiba mais: