ana e josie com o passaporte
Vida Nômade

Preparativos para o mochilão: o primeiro ‘não’ que recebemos

Há um ano, estávamos iniciando os preparativos para o nosso ‘gap year’.

Movidas pela vontade de conhecer o máximo de lugares possíveis gastando pouco, passamos várias horas lendo e pesquisando quais as oportunidades nas quais poderíamos nos encaixar.

Montamos um plano e escolhemos um destino! Qual o primeiro passo? Fazer um novo passaporte, pois os que tínhamos venceriam na metade do ano. Claro que para ter mais emoção, a emissão do documento foi suspensa por um tempo devido a uma greve.

Calculamos datas, torcemos e, ufa! Os passaportes chegaram a tempo! Tentamos uma primeira alternativa, porém, mal sabíamos que nosso plano iria mudar completamente.

Nosso primeiro não

Depois de conseguirmos nossos novos passaportes, tentamos aplicar para um visto de trabalho na Nova Zelândia. Anualmente, são 300 Working Holiday Visa e a seleção dos contemplados é feita por ordem de chegada. Preencheu primeiro o formulário online? Leva!

Sabendo quão concorrido seria, nos preparamos muito para a candidatura. No dia agendado, fizemos plantão em frente ao computador e, na hora de aplicar… nada!

Isso mesmo! O site saiu fora do ar antes mesmo de preenchermos a primeira pergunta. Em menos de 30 segundos, todo os nossos planos tinham ido por água abaixo.

Confessamos que bateu uma tristeza… Mas por 15 minutos! Passado esse tempo, olhamos uma para a outra, pegamos um caderno e nos perguntamos:

‘O que vamos fazer?’

O primeiro nome que escrevemos foi: Nova York. Se éramos para começar um novo plano, sabíamos que essa era a cidade pela qual precisávamos iniciar.

Mas por que Nova York?

Essa foto aí de cima tem muito a ver com essa decisão. Em dezembro de 2016, tivemos a oportunidade de visitar Nova York. Era época de Natal. Apesar do clima de inverno, pudemos viver muito de perto essa cidade que não dorme. E no nosso último dia… neve! Foi a primeira vez que vimos um cenário assim, branquinho. A neve caindo pela janela certamente foi uma das coisas mais lindas que já presenciamos.

Nova York é mágica e tem esse poder de fazer sonhos se tornarem realidade. Nova York te faz sentir vivo. Nova York é uma cidade diferente a cada dia. E nós sabíamos que precisávamos dessa energia para tudo o que estava por vir. Por mais que tenhamos nos apaixonado por muitos destinos nesta viagem, Nova York é sempre a cidade para a qual queremos voltar.

O restante, é a história que já contamos por aqui, aquela que se iniciou em 5 de março de 2018 e segue até hoje. A julgar pelas experiências que já tivemos a oportunidade de viver, aquele primeiro ‘não’ foi mais do que muito bem-vindo. É aquela história de confiar no universo, não é?