templo do sol em cusco
Dicas de Viagem

Peru: como é visitar Cusco, a cidade Inca

Que aula de história! Passear em Cusco é um mergulho aos anos 1500, quando os conquistadores espanhóis invadiram a cidade e dominaram o Império Inca. Na cidadela histórica, igrejas, praças, museus e outros prédios mesclam a arquitetura inca e a espanhola.

O Templo del Sol, por exemplo, poderia ser comparado ao Vaticano em importância para os incas. Quando os espanhóis dominaram a cidade, construíram sua catedral por cima da estrutura já existente. Elementos da natureza, como o sol e a lua, deram lugar a anjos e santos. Salas inteiras cobertas com ouro, estátuas e outros objetos, foram enviados à Espanha.

O que restou da arquitetura inca, ainda impressiona: ainda não foi possível explicar como construíam as edificações com pesados blocos de pedra que encaixavam perfeitamente entre si.

Que passeio! Estamos amando conhecer mais sobre a cultura inca e sobre o Peru!

Veja também: nossos stories no Instagram sobre Cusco.

***

Laboratório Agrícola de Moray

Nós sabíamos que os incas foram uma civilização capaz de grandes feitos, mas ver tudo assim, de perto, é ainda mais impressionante.

Visitamos o Laboratório Agrícola de Moray, uma estrutura construída pelos incas por volta de 1450, abandonada durante a invasão dos espanhóis cerca de 80 anos depois, e reencontrada em 1932.

Em formato de útero (para reverenciar a Mãe Natureza e a fertilidade), cada terraço possui sete camadas, as quais representam as camadas geológicas da terra.

terraço em cusco

Com grande engenhosidade – cada um dos níveis recria um microclima diferente – o Laboratório era utilizado de maneira experimental para a produção e armazenamento de grãos e tubérculos. Acredita-se que toda a produção agrícola inca foi estabelecida a partir dos trabalhos nesse local.