termas de colina
Dicas de Viagem

Termas de Colina: como visitar as Cordilheiras dos Andes sem sair de Santiago

Aumentamos nossa listinha de coisas impressionantes feitas no Chile. Banhar-se nas águas aquecidas pelo vulcão San José, em Termas de Colina, com as Cordilheiras dos Andes como a única vista, foi simplesmente surreal.

A boa notícia, é que é possível fazer isso pertinho do Brasil, a apenas um voo de quatro horas de distância! Reunimos aqui as nossas dicas para quem deseja fazer o passeio:

– As Termas de Colina podem ser visitadas a partir da capital Santiago e, no mesmo dia, há a possibilidade de conhecer outros pontos, como a represa Embalse de Yeso (lago esmeralda e picos nevados), cachoeiras e vinícolas.

Embalse del Yeso, Chile
Embalse del Yeso é um reservatório de água em meio à Cordilheira dos Andes, próximo à Região Metropolitana de Santiago. O lago artificial foi finalizado na década de 1960, e atualmente, abastece mais de 70% da água de Santiago. A cor linda, vem do derretimento da neve nas montanhas.

– As termas são formadas por nove piscinas naturais com temperaturas entre 25°C e 55°C. Com propriedades minerais vindas diretamente do vulcão, as àguas prometem ter efeito medicinal. Durante o banho, muitas pessoas utilizam a lama para tratamentos de pele.

– Pessoas de todas as idades podem visitar as Termas. A restrição fica apenas para pessoas com pressão baixa ou gestantes, que devem se restringir às piscinas de temperatura mais baixa.

– O local fica a apenas 40km de Santiago, mas não se engane. Para chegar lá, é preciso passar por estradinhas estreitas e serpenteantes, muitas vezes de terra, em meio a Cordilheira dos Andes.

– Você pode alugar um carro (4×4 de preferência) e fazer o passeio por conta. Mas só indicamos essa alternativa se você for um motorista experiente e fizer bastante pesquisa antes. Já dirigimos nas Montanhas Rochosas do Canadá e o caminho chileno é muito mais complicado. A vantagem é que você pode ir parando no caminho para admirar a paisagem e pode ficar o tempo que quiser em cada lugar.

Há muitas agências que fazem esse passeio diariamente, saindo de Santiago. Nós fomos à convite da Morande Turismo e aprovamos a experiência! A maior parte da equipe é formada por brasileiros, e os guias são muito experientes (e tiram ótimas fotos da gente!).

Em função do difícil acesso e também para a preservação das Cordilheiras, as Termas de Colina e outros pontos quase não têm infraestrutura, como banheiros ou lancherias. Planeje seu passeio com cuidado, levando água, comida, protetor solar e tudo o mais para a praticidade do seu mergulho nas águas termais.

Passeio super bacana e diferente! A gente amou!